segunda-feira, 21 de novembro de 2011

UHF FESTEJAM 33 ANOS EM FAFE: TERTÚLIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE - 25 DE NOVEMBRO PELAS 21H30


Esgotadíssimo o concerto da noite (22h00) de 26 de Novembro, durante o qual a banda UHF fará a gravação para a edição de um CD, a organização resolveu proporcionar aos fãs do grupo que não conseguiram ingresso a possibilidade de um segundo espectáculo, a realizar no domingo à tarde. Será, assim, uma matiné e musical disponível para quem pretenda assistir, a partir das 16h00. A banda de António Manuel Ribeiro regressa à mítica sala de espectáculos fafense, cerca de um ano depois de aqui ter protagonizado um concerto memorável para uma sala completamente lotada. Os UHF apresentam-se ao vivo no Teatro-Cinema de Fafe em dois espectáculos comemorativos dos 33 anos de carreira daquela que é, sem dúvida, uma das mais míticas bandas do panorama musical português. São dois concertos acústicos, intimistas, onde muitos dos clássicos ganham novas versões. O espectáculo tem o patrocínio da Rádio Comercial. O espectáculo será um desfilar sonoro de canções do percurso do UHF, numa “viagem” que incluiu temas do seu novo álbum (porquê?), entremeados com músicas conhecidas da banda, como “Cavalos de Corrida”, "Rua do Carmo", “Matas-me com o teu olhar”, “Menina estás à Janela”, “Vejam bem”, “A Lágrima Caiu”,” Viver Para te Ver”, “O Vento Mudou”, “Portugal – Somos Nós”, “Porquê Só Ela” e “Por Portugal Eu Dou”!



Tertúlia na Biblioteca Municipal e sessões de autógrafos
Os UHF chegam a Fafe ao princípio da tarde de sexta-feira, 25 de Novembro, iniciam a sessão fotográfica para o CD e dinamizam uma tertúlia sobre o historial da banda e a poesia, na Biblioteca Municipal, a partir das 21h30. António Manuel Ribeiro é um dos grandes poetas da música portuguesa e falará certamente desse percurso pelas letras. A entrada é livre. No sábado, continua a sessão fotográfica e realiza-se o primeiro espectáculo a partir das 22h00, depois do derby Benfica-Sporting (20h15).
No final do concerto, haverá uma sessão de autógrafos, o mesmo acontecendo no termo do espectáculo de domingo (16h00).


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EM DESTAQUE...

LOCALIZAÇÃO NA BMF: 82-312.4 PAT

SEGUNDA OPORTUNIDADE / JAMES PATTERSON

Uma menina de 11 anos morre quando um maníaco abre fogo contra uma igreja. Uma idosa é encontrada enforcada. Em comum, as vítimas têm apenas o facto de serem negras. Lindsay Boxer, depois de ter resolvido o trágico caso do «Assassino dos Noivos», é designada para o caso e desconfia que se trata de algo mais do que uma onda de crimes raciais. Lindsay acredita que os dois crimes foram cometidos por um assassino em série e que duas das vítimas estavam indirectamente relacionadas com a polícia. Um símbolo detectado nas cenas do crime conduz a um grupo racista, mas o assassino volta a atacar, deixando pistas deliberadas e iludindo a polícia com inteligência. Entretanto, cada uma das quatro amigas corre risco de vida, e o assassino sabe exactamente quem são e onde as encontrar...

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lançamento do livro - " Escola / Comunidade: perspectivas e racionalidades"





Autor: Joaquim Paulo Lopes Teixeira

Local: Biblioteca Municipal de Fafe

Dia: 27 de Outubro (quinta-feira)

Hora: 21h30



JOAQUIM PAULO LOPES TEIXEIRA é natural de Fafe, distrito de Braga, onde nasceu em Novembro de 1967.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses – Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1992.
Concluiu uma Especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional pela Universidade do Minho, em 2009.
Adquiriu o grau de Mestre em Administração Educacional pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto, em 2011.




terça-feira, 11 de outubro de 2011

CANCRO DO COLO DO ÚTERO: SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO | CANCRO DO COLO DO ÚTERO | CONVIDADO: DR. PEDRO VIEIRA DE CASTRO | LOCAL: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE | DIA: 11 DE NOVEMBRO | HORA: 18H00




PEDRO José Gonçalves VIEIRA DE CASTRO


  • Natural do Porto e nascido a 10/12/57
  • Escola primária, ciclo e liceu em Guimarães
  • Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto - H.S.J.(1983) - O.M. nº28047
  • Especialista em Ginecologia e Obstetrícia desde 1993 (18.6)
  • Ciclo de estudos especiais de Ginecologia-Oncológica IPO-Porto - 1994-96 (18.7)
  • Coordenador da Unidade de Ginecologia-Oncológica do Hospital de Guimarães desde 1996
  • Chefe de Serviço de Ginecologia e Obstetrícia desde 2004 (17.7)
  • Ginecologista-Oncológico pela Ordem dos Médicos desde setembro de 2011

Vários cursos de Ginec. e Obst., dos quais salienta:
       
- Ecografia e Diagnóstico Pré-Natal da Sociedade Espanhola de Ecografia e D.P.N;

- Ecografia no S.Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de S.João – FMP

- Curso Avançado de Oncologia-Ginecológica de Escola Europeia de Oncologia - Milão;

- Curso de Endoscopia Ginecológica da Escola Europeia de Endoscopia - Perigeaux;

- Estágio de Endoscopia, Patologia Cervical e Laser - Instituto Dexeus - Barcelona; etc

Desde 1997 participa em todas as Reuniões de Consenso Nacional para actualização de protocolos de diagnóstico e tratamento do cancro ginecológico, vacinas e cancro do colo uterino e patologia cervical

Apresentou vários trabalhos em reuniões nacionais e internacionais, dos quais destaca o mais recente - CLEO II - Congresso Europeu de Ginecologia-Oncológica (ESGO) - 1ºEstudo Português sobre a distribuição do HPV nas mulheres que em Portugal (2008) tiveram doença maligna e pré-maligna do colo uterino.

LANÇAMENTO DO LIVRO: "A QUE CHEIRAM AS GIESTAS" DE SÃO ANTUNES

 São Antunes apresenta o seu primeiro romance com o título “A que cheiram as giestas” na Biblioteca Municipal de Fafe, este sábado à tarde, 15 de Outubro, pelas 15h30. A autora fafense, que assim surge no panorama literário local, nasceu nesta cidade em 1952 e aqui reside. De 1954 a 1975 viveu em Luanda (Angola). Tem os cursos de modelista e design de moda, na Academia de Artes do Porto; modelação de cerâmica e azulejaria, na Escola Soares dos Reis no Porto e de pintura e desenho, na Escola Superior Artística do Porto. Serviu a carreira da moda. Além da sua actividade profissional, desenvolve relevante actividade artística, designadamente na área da pintura, desde os seus tempos de África, sob o pseudónimo de “Cloé”. Fascinada por técnica mista, elabora trabalhos com gesso, areia e vidro, trocando pincéis por espátulas, permitindo rusticidade e texturas irregulares, próximas do artesanal. Começou a expor ainda em Luanda, em 1973 e 1974. Voltaria a expor individualmente apenas em 2000, na Biblioteca Municipal de Felgueiras e no Posto de Turismo da Praça de Santiago, em Guimarães, local este onde voltaria a mostrar os seus trabalhos em 2001, 2003, 2005 e 2007. Cloé expôs ainda na Casa da Cultura de Penafiel (2001), Casa da Cultura de Paredes e Espaços das Artes, em S. Pedro do Sul (2002), Torre da Cadeia, de Ponte de Lima, Centro da Cultura de Mirandela e Café Óscar, em Guimarães (2003), Casa Municipal de Cultura de Fafe (2004 e 2008), Corunha (Espanha) e Junta de Freguesia de S. Lázaro, em Braga (2005) e Café Óscar, em Guimarães (2006). Tem participado regularmente nas mostras de artes plásticas de Fafe.