quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
EXPOSICÃO DE PRESÉPIOS
Está a decorrer na Biblioteca Municipal de Fafe uma exposição de Presépios que estará patente ao público até ao dia 07 de Janeiro de 2012.
NOTA: Fotografias de Manuel Meira
PARTICIPANTES:
| EB1 Santo Ovídio - Fafe |
| J. I. Montelongo |
| J. I. Santa Casa da Mesericórdia |
| EB de Cabo - Armil |
| Centro Social e Paroquial de Medelo |
| EBI/J. I. Padre Joaquim Flores |
| Cercifaf - CAO |
| J. I. de Serafão |
| A. C. R. de Travassós |
| EBI de Silvares |
| EB1/J. I. de Regadas |
| EB1/J. I. Ferreiros - Arões S. Romão |
| EB1 Panelada - Fornelos |
| EB1/J. I. da Matriz - Fafe |
NOTA: Fotografias de Manuel Meira
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
PROGRAMA DE ANIMAÇÃO - DEZEMBRO 2011
O Programa de animação de apoio à leitura da biblioteca, cujo objectivo é criar novas dinâmicas e formação de crianças leitoras, no mês de Dezembro, tem novas iniciativas….
O espaço “Contos” leva aos mais pequenos “ O autocarro falante e mais 2 contos” e “As renas do Pai Natal”. Esta actividade decorrerá todas as terças-feiras, às 10h00 e 15h30 e tem como destinatários os alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
O cinema é outra das inúmeras actividades que a Biblioteca proporciona. Neste âmbito, na Sala Polivalente da biblioteca, todas as quintas-feiras, serão passados os filmes, “ O Pequeno Stuart Little 2 está de volta” e “Aliens no Sótão”.
Participe.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
ANTÓNIO SALA EM FAFE
Apresentação da obra: "Memórias da vida e da rádio dos afectos"
7 DE DEZEMBRO | 21H30 | CASA MUNICIPAL DE CULTURA
Na noite da próxima quarta-feira, 7 de Dezembro, a partir das 21h30, realiza-se um serão cultural na Casa Municipal de Cultura de Fafe, que integra a apresentação do livro Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos, do conhecido homem da rádio e músico António Sala, seguida da abertura da exposição de bijuterias da artista fafense Telma Mota. A entrada é naturalmente livre para quem queira assistir aos dois eventos da noite.
Comecemos pelo livro.
Sobre o livro:
“Aqui vos deixo um livro da rádio que sempre fiz. Uma rádio de afectos, e da vida que me ofereceu. Uma vida que acabou por extravasar para áreas como a televisão, palcos, discos e fantásticas aventuras e viagens pelo mundo. Este é o livro dessas histórias e dessas memórias” (António Sala).
“As memórias de António Sala, o homem que se tornou uma espécie de «amigo» dos portugueses, que passaram anos a fio de ouvido colado à rádio com o programa «Despertar». Neste livro conta-se a história (quase) toda, desde as reminiscências de menino, no tempo em que inventou uma máquina de projectar filmes caseiros que ameaçava deitar fogo à casa, até aos dias mais recentes, em que entrevistava políticos e cantores, escritores e outros que tais. Escusado será dizer que por um livro desta natureza passam dezenas, para não dizer centenas de outras pessoas bem conhecidas da nossa praça, radialistas e famosos do mundo da televisão, artistas (Amália é figura de referência) e escritores admirados, como Lobo Antunes, com direito a citação na epígrafe”. (Do prefácio, da autoria de José Rodrigues dos Santos).
Sobre o Autor:
O conhecido “homem da rádio”, locutor e cantor, de nome completo António Manuel Sala Mira Gomes, nasceu em Vilar de Andorinho, em 14 de janeiro de 1949 e foi viver para Lisboa aos dez anos e entrou para a rádio em 1966. Tendo-se estreado aos microfones dos Emissores Associados de Lisboa, candidatou-se a um concurso da Rádio Ribatejo, onde veio a apresentar o programa Caravana das Cinco. Cantou em coros de igreja e forma os seus primeiros grupos, primeiro Os Fachos, depois Os Argonautas. Torna-se locutor profissional, novamente nos Emissores Associados de Lisboa, onde apresentou o programa da manhã. Quando foi chamado a cumprir o serviço militar, também o fez como radialista, no programa Alerta Está, da Região Militar de Lisboa.
É como cantor que surgirá na televisão, em Canal 13, de Mário Dias Ramos. A carreira dos Maranata, agrupamento saído de um coro de igreja, inicia-se em 1971. A sua estreia como apresentador de TV, em 1972, acontece com Música Maestro, a primeira produção da Edipim. Após o 25 de Abril, grava o primeiro disco a solo, Recados de Telex. Em 1978 apresenta o concurso Ou vai ou taxa, na RTP1. Transfere-se para a Rádio Renascença em 1979, onde obtém sucesso no programa matinal Despertar, com a companheira Olga Cardoso. Escreve a música de Zé Brasileiro Português de Braga, com letra de Vasco de Lima Couto, para a cantora Alexandra, e interpreta com esta um dueto, no Festival RTP da Canção de 1980. No mesmo ano publica Dicionário de Anedotas.
Em 1983 junta-se a Carlos Paião e Luís Arriaga para co-protagonizar O Foguete, de que foi autor, na RTP1. Lança Anedotas de Sala em 1984. Nesse ano regressa ao Festival RTP da Canção com Uma Canção Amiga e, com o seu filho Miguel lança, em 1985, o disco Parabéns a Você. Em 1989 lança o LP Microfone e Voz, dedicado a Carlos Paião.
Em 1990 começa a apresentar, na RTP2, o concurso Palavra Puxa Palavra. A partir de 1992 assume o cargo de director de programas da Rádio Renascença, em simultâneo com a apresentação do Despertar. Em 1993 apresenta o programa Você Decide e a nova versão do concurso 1, 2, 3. Ainda na RTP apresenta, em 1995, o concurso Quem é o quê?.
Em 1996 comemora trinta anos de carreira, com a edição do duplo CD Trinta Anos de Carreira, juntando 44 canções. Passa a conduzir um programa de entrevistas na Renascença, tornando-se director-geral do Grupo Renascença, entre 2003 e 2007, ano em que passa a assessor do Conselho de Gerência.
A Videofono edita o DVD António Sala, o comunicador, em 2007, e o duplo CD, Lisboa e o meu piano, com 15 temas de sua autoria ao piano.
Recebeu a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa.
Além de Memórias da Vida e da Rádio dos Afectos, António Sala publicou este ano para o público infantil a obra Histórias para os Avós Contarem aos Netos, com ilustrações de Patrícia Furtado, que também estará à venda para quem o pretender.
Fonte: saladevisitasdominho
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
UHF FESTEJAM 33 ANOS EM FAFE: TERTÚLIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE - 25 DE NOVEMBRO PELAS 21H30
Esgotadíssimo o concerto da noite (22h00) de 26 de Novembro, durante o qual a banda UHF fará a gravação para a edição de um CD, a organização resolveu proporcionar aos fãs do grupo que não conseguiram ingresso a possibilidade de um segundo espectáculo, a realizar no domingo à tarde. Será, assim, uma matiné e musical disponível para quem pretenda assistir, a partir das 16h00. A banda de António Manuel Ribeiro regressa à mítica sala de espectáculos fafense, cerca de um ano depois de aqui ter protagonizado um concerto memorável para uma sala completamente lotada. Os UHF apresentam-se ao vivo no Teatro-Cinema de Fafe em dois espectáculos comemorativos dos 33 anos de carreira daquela que é, sem dúvida, uma das mais míticas bandas do panorama musical português. São dois concertos acústicos, intimistas, onde muitos dos clássicos ganham novas versões. O espectáculo tem o patrocínio da Rádio Comercial. O espectáculo será um desfilar sonoro de canções do percurso do UHF, numa “viagem” que incluiu temas do seu novo álbum (porquê?), entremeados com músicas conhecidas da banda, como “Cavalos de Corrida”, "Rua do Carmo", “Matas-me com o teu olhar”, “Menina estás à Janela”, “Vejam bem”, “A Lágrima Caiu”,” Viver Para te Ver”, “O Vento Mudou”, “Portugal – Somos Nós”, “Porquê Só Ela” e “Por Portugal Eu Dou”!
Tertúlia na Biblioteca Municipal e sessões de autógrafos
Tertúlia na Biblioteca Municipal e sessões de autógrafos
Os UHF chegam a Fafe ao princípio da tarde de sexta-feira, 25 de Novembro, iniciam a sessão fotográfica para o CD e dinamizam uma tertúlia sobre o historial da banda e a poesia, na Biblioteca Municipal, a partir das 21h30. António Manuel Ribeiro é um dos grandes poetas da música portuguesa e falará certamente desse percurso pelas letras. A entrada é livre. No sábado, continua a sessão fotográfica e realiza-se o primeiro espectáculo a partir das 22h00, depois do derby Benfica-Sporting (20h15).
No final do concerto, haverá uma sessão de autógrafos, o mesmo acontecendo no termo do espectáculo de domingo (16h00).
No final do concerto, haverá uma sessão de autógrafos, o mesmo acontecendo no termo do espectáculo de domingo (16h00).
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
EM DESTAQUE...
![]() |
| LOCALIZAÇÃO NA BMF: 82-312.4 PAT |
SEGUNDA OPORTUNIDADE / JAMES PATTERSON
Uma menina de 11 anos morre quando um maníaco abre fogo contra uma igreja. Uma idosa é encontrada enforcada. Em comum, as vítimas têm apenas o facto de serem negras. Lindsay Boxer, depois de ter resolvido o trágico caso do «Assassino dos Noivos», é designada para o caso e desconfia que se trata de algo mais do que uma onda de crimes raciais. Lindsay acredita que os dois crimes foram cometidos por um assassino em série e que duas das vítimas estavam indirectamente relacionadas com a polícia. Um símbolo detectado nas cenas do crime conduz a um grupo racista, mas o assassino volta a atacar, deixando pistas deliberadas e iludindo a polícia com inteligência. Entretanto, cada uma das quatro amigas corre risco de vida, e o assassino sabe exactamente quem são e onde as encontrar...
Subscrever:
Mensagens (Atom)



