quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Mundial do Animal - 4 outubro


HOMENAGEM AO ANIMAL….


No próximo dia 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Biblioteca Municipal vai prestar uma homenagem a todos os animais com uma Mostra Bibliográfica e um filme alusivo aos mesmos…
O dia mundial do animal, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países. Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos refletir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Cães, gatos, aves, porcos, vacas, répteis, cabras, ovelhas são explorados sem que muitas vezes nos apercebamos.
A melhor homenagem que podemos prestar a estas inocentes vítimas é transmitir a mais pessoas o que realmente acontece em laboratórios, matadouros, circos, rodeios, etc, para que elas boicotem o que estiver envolvido no sofrimento animal.
Já pensaste no bom que seria no futuro festejar-se o dia do animal e já não existir a tortura massiva que faz parte da atualidade? Pensar que os animais já não eram explorados e que os seus direitos (proclamados pela UNESCO em 1978) eram devidamente respeitados? Utópico...? Pode ser um futuro próximo. E se gostas de animais, podes tomar uma parte ativa e contribuir para que este futuro se aproxime.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

“Act Now!” Relatório da UE sobre literacia na Europa

De acordo com o Grupo de Peritos de Alto Nível que foi instituído pela Comissária Europeia Androula Vassiliou,  é urgente inverter a tendência negativa da queda dos níveis de literacia, sendo fundamental que a União Europeia repense a sua estratégia para aumentar os níveis de literacia dos europeus.
Segundo este relatório, um em cada cinco jovens de 15 anos de idade, para além de cerca 75 milhões de adultos, não adquiriram as competências básicas de leitura e de escrita, o que dificulta a obtenção de emprego e acentua o risco de pobreza e de exclusão social.
O relatório que conta com cerca de 80 páginas inclui várias recomendações, desde conselhos aos pais, para cultivarem junto dos filhos o prazer da leitura, à criação de bibliotecas em ambientes não convencionais como os centros comerciais e à necessidade de atrair mais professores do sexo masculino que possam servir de modelo aos rapazes, que lêem muito menos do que as raparigas. Além disso, apresenta recomendações específicas por faixa etária, apelando à prestação de serviços de educação e acolhimento para a primeira infância gratuitos, de qualidade e acessíveis a todos, a um maior número de professores especialistas em leitura nas escolas primárias, a uma alteração da abordagem adoptada para a dislexia, já que quase todas as crianças podem aprender a ler se lhes for garantido um apoio adequado, e ainda, a uma maior diversidade de oportunidades de aprendizagem para os adultos, em especial no local de trabalho.

Este relatório foi elaborado entre Fevereiro de 2011 e Junho de 2012 por um grupo de 10 especialistas (de que faz parte o ex-Ministro da Educação Roberto Carneiro), tendo a recolha de informação sido baseada em entrevistas, recolha de dados no terreno, análise de dados estatísticos e uma ampla recolha de depoimentos de diferentes agentes da sociedade....





Fonte: BAD

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lançamento do livro "Por dentro de uma jota - Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe"

No próximo dia 21 de setembro, o jovem historiador e político Daniel Bastos, apresenta em Fafe o livro "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe".


  Procurando retratar e refletir sobre o quotidiano e papel de uma juventude partidária, socorrendo-se da experiência do período em que liderou a JS de Fafe, entre 2006 e 2011, a obra, que conta com prefácio de António José Seguro e posfácio de Pedro Delgado Alves, está marcada para as 21:30 no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe.
No prefácio da obra, António José Seguro escreve que o livro «faz um balanço dos últimos anos na concelhia da Juventude Socialista de Fafe, reflete o importante trabalho desenvolvido pelas juventudes partidárias a nível local.
 A dinamização política das comunidades locais é muitas vezes empreendida e bem, como Daniel Bastos testemunha, pelos jovens».
Apontando que «A sociedade atual apresenta desafios sem precedentes na nossa democracia de abril», o Secretário-geral do Partido Socialista afirma que o «livro é um exemplo de como se pode mudar a vida dos outros e de afirmar que em política ninguém é dispensável e que todos contam». Referindo-se ao trabalho elaborado por Daniel Bastos como «um legado para todos os que vierem e deve inspirar os jovens que hoje dão os primeiros passos na militância
da família socialista», António José Seguro, assegura  que «Politica e historicamente é fundamental registar as memórias através da escrita, pois assim, este livro passará a fazer parte da história recente do Partido Socialista».
Em "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe", o antigo Secretário – Coordenador da Juventude Socialista de Fafe, e presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, num período marcado pelo pretenso alheamento da juventude da Res Publica, dá a conhecer um conjunto diversificado de iniciativas cívicas e políticas que contribuíram para a formação política, para o exercício da cidadania ativa e para a envolvência e participação de jovens cidadãos na vida pública.
Segundo Pedro Delgado Alves, autor do posfácio do livro, «a diversidade dos temas e iniciativas desenvolvidas pela concelhia de Fafe ao longo dos últimos anos é reveladora de que, mais do que acantonada num nicho de matérias, a JS Fafe soube abraçar toda a riqueza (e complexidade) da nossa contemporaneidade, não se eximindo de participar e provocar os debates que se impunham». Para o líder nacional da JS, «o balanço dos mandatos do Daniel Bastos à frente dos destinos da concelhia da Juventude Socialista de Fafe é um excelente e eloquente exemplo do potencial das organizações partidárias de juventude, da sua relação com os jovens e com a realidade local».
O lançamento do livro "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe", edição da Labirinto – Coleção Agora, com 141 páginas e capa do consagrado pintor Orlando Pompeu, será antecedido pela abertura de uma exposição de pintura da autoria dos artistas Marisa Brochado, Tiago Alexandre e Xana Novais, e um momento musical interpretado pelos jovens Diana e Duarte Baptista.



Fonte: minhojornal




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exposição de Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto




Encontra-se patente na Biblioteca Municipal de Fafe, até ao próximo dia 31 de agosto, a exposição itinerante constituída por 38 fotografias do consagrado fotógrafo, Eduardo Teixeira Pinto, com o título “ O Prazer de fotografar”.


Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu na freguesia de S. Gonçalo, Amarante, em 1933.
Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.
Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente “Associação Fotográfica do Porto”, “Grupo Câmara” (Coimbra) e “Associação Fotográfica do Sul (Évora).
Herdou do seu pai – também fotógrafo - o prazer de fotografar. A sua longa experiência de toda uma vida e o seu olhar poético sobre a realidade fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX. A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.
Com fotografias como “Rodopio”, “Igreja de S. Gonçalo”, “De regresso”, “Tema de Pintores”, “Matinal” e “Quietude”, entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960) – uma das mais altas distinções a nível nacional.
Falecido em 2009, Eduardo Teixeira Pinto era avesso a homenagens e distinções.
Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através da exposição proposta tendo sido igualmente publicado um livro em Dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto – a poética da imagem, que consta de 230 fotografias agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, Festas e Outros Olhares.


LINKS:

O prazer de fotografar
Os dias todos iguais

segunda-feira, 9 de julho de 2012

BiblioAnimação de julho

“A animação da leitura não é tarefa fácil porque não é algo tangível que se possa medir, não há fórmulas matemáticas nem receitas mágicas que dêem um resultado exacto e seguro.Conseguir a fidelidade de um leitor é uma tarefa lenta, de dia a dia, porque a leitura é um sentimento que se transmite como todos os sentimentos: pouco a pouco e por contágio.”
(Rocio Gil Alvarez)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

HORÁRIO DE VERÃO

Informamos que a partir de 1 de julho e até ao próximo dia 15 de setembro a BMF inicia o horário de verão.



 
HORÁRIO DE VERÃO
segunda
terça
quarta
quinta
sexta
sábado

9h00/12h30 - 14h00/17h30
encerrada