quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NÚCLEO DE ARTES E LETRAS DE FAFE PROMOVE CURSO LIVRE SOBRE A GUERRA COLONIAL


O Núcleo de Artes e Letras de Fafe vai levar a efeito o II Curso Livre de História Local, sobre a temática do impacto da Guerra Colonial (1961-1974) no concelho de Fafe.

O curso terá início em 24 de Outubro e decorrerá semanalmente às quintas-feiras, até 21 de Novembro, das 18h30 às 20h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, sendo aberto a toda a comunidade, desde os ex-combatentes da guerra colonial ao pessoal docente das escolas do concelho e aos interessados, em geral.

O prazo de inscrição decorre até 21 de Outubro.

O curso inclui cinco módulos, em que se fará a abordagem da Guerra Colonial, a nível nacional e depois se descerá à realidade e à memória do concelho para abordar diferentes aspectos do impacto desse conflito que marcou e continua a marcar gerações de fafenses e de portugueses em geral.

O primeiro módulo (24 de Outubro) tem por tema “O itinerário do combatente português na guerra colonial: método de pesquisa e áreas de estudo, vivências da guerra, consequências e aspectos ocultos desta guerra" e será ministrado pelo docente José Manuel Lages, director do Museu da Guerra Colonial.

Em 31 do corrente, é a vez de Jaime Silva, ex-combatente na guerra colonial, abordar o tema “A participação de militares do concelho de Fafe no Ultramar”.

Em 7 de Novembro, a temática “A Guerra Colonial nas páginas da imprensa local” será tratada pelo historiador Daniel Bastos e em 14 de Novembro o também historiador e ex-combatente Artur Magalhães Leite modera o quarto módulo sobre “O conflito contado por aqueles que o viveram: imagens e testemunhos da Guerra Colonial”.

Finalmente, em 21 de Novembro, culmina o curso com o tema “Memórias literárias da Guerra Colonial”, pelo historiador Artur Coimbra, seguindo-se a entrega dos diplomas de participação.

A ficha de inscrição, emitida pelo Núcleo de Artes e Letras, pode ser remetida pelo correio para a Casa Municipal de Cultura de Fafe - A/C Núcleo de Artes e Letras de Fafe - Rua Major Miguel Ferreira - 4820-276 FAFE, podendo ser entregue pessoalmente no mesmo local ou enviada para o endereço electrónico: nalf@sapo.pt.

A participação no curso terá um custo simbólico de 5€ para associados do NALF e ex-combatentes e 10€ para os restantes inscritos.

O evento tem a colaboração de entidades como Câmara Municipal de Fafe, Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, Rangers – Comissão de Trabalho de Fafe, Museu da Guerra Colonial e editora Labirinto.

De recordar que o Núcleo de Artes e Letras de Fafe levou a efeito em 2010 um curso livre de história local sobre a história de Fafe na I República, do qual resultou na publicação de uma obra lançada há cerca de um ano.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TERTÚLIA "GÉNERO E CIDADANIA"


“DEI DE MIM TUDO O QUE TINHA, ATÉ O QUE NÃO TINHA, A FAVOR DE FAFE E DOS FAFENSES!”

Mensagem de despedida do Presidente da Câmara, José Ribeiro:

José Ribeiro
Ao terminar este mandato e a minha função de Presidente de Câmara, quero agradecer aos funcionários municipais que comigo trabalharam e ajudaram a desenvolver a nossa terra; a todos os eleitos, nas Juntas de Freguesia e na Assembleia Municipal e, em particular, aos que comigo participaram nos diferentes executivos, sempre com o maior empenho, dedicação e espírito de missão e, dentro destes, aos que integraram as minhas equipas e do PS, pela generosidade, empenho, dedicação, disponibilidade e lealdade com que o fizeram.
            Todos contribuímos, à nossa maneira, para que o nosso concelho esteja hoje, inquestionavelmente, mais desenvolvido e mais solidário.
            Eu, que servi Fafe, em exclusividade, durante 32 anos, sendo 16 como Presidente, tive um enorme prazer em fazê-lo, porque sempre o fiz com gosto, empenho, espírito de missão, com preocupações de justiça, social, honestidade e rigor.
            Não fiz tudo, ninguém nunca faz tudo o que quer ou gostaria, mas tenho a consciência que dei de mim tudo o que tinha, até o que não tinha, a favor de Fafe e dos Fafenses.
            Errei, como todos erramos, mas de forma involuntária, não intencional, mas sempre na procura da maior justiça social e da decisão mais correta.
            Agradeço a todo o povo de Fafe que me proporcionou, com o seu voto, este prazer e satisfação de ter ajudado a minha terra a crescer e desenvolver-se, que me deu sempre a confiança, o caminho e a força para vencer as adversidades. Que me permitiu fazer o que mais gostaria de ter feito na minha vida – servir o interesse público, prestar serviço público.
            Volto à minha condição de cidadão responsável, interessado e atento e, nesta condição, irei continuar a dar o meu contributo, como é meu dever de cidadão, para manter o progresso, o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo.
            Felicidades para os que vão assumir responsabilidades autárquicas futuras.
            Viva Fafe!
            Vivam os Fafenses!

José Ribeiro”


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MAIOR BIBLIOTECA PÚBLICA DA EUROPA TEM 10 ANDARES, JARDIM SUSPENSO E WI-FI









Combinando arquitectura, inovações e raridades shakespearianas, a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes redefine o conceito de local de conhecimento.






Localizada a cerca de duas horas de Londres, a nova biblioteca de Birmingham deve atrair 3,5 milhões de frequentadores por ano, de acordo com as expectativas da organização. Com wi-fi gratuito nos seus 10 andares e jardins suspensos, o prédio faz parte do plano de renovação da segunda maior cidade inglesa, mas já serve como referência a outras grandes bibliotecas no velho continente.







O espaço foi inaugurado a 3 de Setembro pela jovem paquistanesa Malala Yousafzai. A activista, que foi levada para Birmingham para receber tratamento após ser baleada pelos talibãs por defender a educação de meninas no seu país, mora actualmente na cidade.

Num momento em que o governo britânico tem fechado bibliotecas públicas pelo país, abatidas pela recessão, os números estimados para o espaço impressionam.

O prédio de 31 mil metros quadrados é um projecto de arquitectos holandeses para abrigar um milhão de volumes impressos – o maior acervo público no Reino Unido. Desses, 400 mil estão disponíveis para o público.





Conforme o director, Brian Gambles, o projecto totalizou 188,8 milhões de libras, 4,2 milhões de libras a menos do que o estimado.
«É sobretudo um local de transformação: sobre como temos transformado a vida das pessoas, com educação, e sobre como adaptar uma biblioteca para a era digital», sublinhou.

A expectativa é que a biblioteca se torne um novo destino turístico na região central de Inglaterra.



FOTOGRAFIAS: Christian Richters

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ALMOÇO-CONVÍVIO COMEMORATIVO DOS 40 ANOS DA BAD



Data: 7 de dezembro
Preço: 15€
Local: Restaurante do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Pólo III da Universidade de Coimbra, Azinhaga de Santa Comba)


PROGRAMA:


Visitas prévias
11h00 – visita à Biblioteca Joanina
11h00 – visita ao Arquivo da Universidade de Coimbra
12h00 – visita à Biblioteca das Ciências da Saúde da UC
 
Almoço-convívio
12h30 – Almoço no restaurante do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Azinhaga de Santa Comba)
Cocktail de boas vindas
Almoço

Confraternização
15h00 – Associação: memórias e afetos
15h00 – Entrega do prémio Raul Proença 2011
15h20 – Apresentação dos Cadernos BAD [número comemorativo do 40º aniversário da Associação e dos 50 anos de publicação dos Cadernos BAD]
15h40 – Testemunhos… “os 40 anos em 40 minutos
16h20 – Comédia stand-up
Atuação de Jorge Serafim, Contador de Estórias
16h45 – O som das palavras
«O Nome da Rosa», por José António Calixto (Fatias de Cá)
Fados de Coimbra com Jorge Cravo
17h30 – Encerramento



Informações úteis:
Como chegar ao Pólo das Ciências da Saúde (Pólo III da Universidade de Coimbra)
Informações sobre a Biblioteca Joanina
Mais informação sobre a Biblioteca das Ciências da Saúde

Para mais informações contactar o secretariado da BAD

bad@bad.pt ou tel. 218161980

20º ANIVERSÁRIO DA CULTURGEST COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA

A Culturgest inicia hoje em Lisboa as celebrações de vinte anos de existência com uma programação que vai ocupar vários espaços da fundação, com teatro, música e exposições.

Vão ser atividades de entrada livre, a acontecer em simultâneo entre hoje e domingo, como por exemplo "Mais pra menos que pra mais", espetáculo ainda em progresso da coreógrafa Vera Mantero, que só vai estrear em 2014.

À mesma hora, 19:00, Jacinto Lucas Pires e Tiago Rodrigues revelarão no pequeno auditório o que será a peça de teatro "Interpretação", também por finalizar e com estreia marcada para o próximo ano.

Haverá ainda atuações de solistas da OrchestrUtopica, teatro, como "The O Fuck Moment", dos britânicos Hannah Walker e Chris Thorpe, e performance artística, como "Purgatório", de Ana Borralho e João Galante.

O aniversário será ainda assinalado no fim de semana seguinte, com a estreia no dia 12 de uma obra inédita do compositor António Pinho Vargas, intitulada "Magnificat", para o Coro Gulbenkian e a Orquestra Metropolitana.

O programa do concerto inclui ainda a interpretação de uma composição de Handel e a presença do pianista Pedro Burmester, que interpretará o concerto para cravo em Ré menor, de Bach.

No dia 12 irá ainda ser inaugurada uma exposição com os núcleos mais significativos da coleção de arte iniciada pela Caixa Geral de Depósitos, em 1983.

A Culturgest começou a sua atividade cultural a 11 de outubro de 1993.

FONTE: TSF

CONTAGEM DECRESCENTE PARA A NOVA AVENTURA DE ASTÉRIX E OBÉLIX À VELHA ESCÓCIA


Apresentação do livro, o primeiro sem Uderzo, aconteceu esta quarta-feira em Paris.

Livro chega às lojas a 24 de Outubro.


Mais informações AQUI