sexta-feira, 11 de outubro de 2013

NOBEL DA PAZ ATRIBUÍDO A ORGANIZAÇÃO QUE LUTA CONTRA AS ARMAS QUÍMICAS

Thorbjorn Jagland, presidente do Comité do Nobel
A Organização para a Proibição das Armas Químicas é distinguida com o Nobel da Paz pelo papel que desempenha no combate a este tipo de armamento, com grande relevância para os últimos meses, na Síria.

Peritos da organização, sediada em Haia, estão na Síria, apoiados pela ONU, a tratar da destruição das armas químicas do regime de Assad, após um ataque com gás sarin que matou cerca de 1400 pessoas, em agosto.

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai e o médico congolês Denis Mukwege eram apontados como favoritos ao Nobel, que recaiu numa organização internacional.

A jovem paquistanesa, que sobreviveu a uma bala disparada à cabeça por talibãs, há um ano, tornou-se numa figura planetária do direito das mulheres à educação perante o extremismo religioso.

O médico, alvo de uma tentativa de homicídio em outubro de 2012, cuida todos os anos de milhares de raparigas e mulheres violadas, usadas como arma de guerra por diferentes grupos armados.


Conheça melhor a organização vencedora:


FONTE: JN

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NÚCLEO DE ARTES E LETRAS DE FAFE PROMOVE CURSO LIVRE SOBRE A GUERRA COLONIAL


O Núcleo de Artes e Letras de Fafe vai levar a efeito o II Curso Livre de História Local, sobre a temática do impacto da Guerra Colonial (1961-1974) no concelho de Fafe.

O curso terá início em 24 de Outubro e decorrerá semanalmente às quintas-feiras, até 21 de Novembro, das 18h30 às 20h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, sendo aberto a toda a comunidade, desde os ex-combatentes da guerra colonial ao pessoal docente das escolas do concelho e aos interessados, em geral.

O prazo de inscrição decorre até 21 de Outubro.

O curso inclui cinco módulos, em que se fará a abordagem da Guerra Colonial, a nível nacional e depois se descerá à realidade e à memória do concelho para abordar diferentes aspectos do impacto desse conflito que marcou e continua a marcar gerações de fafenses e de portugueses em geral.

O primeiro módulo (24 de Outubro) tem por tema “O itinerário do combatente português na guerra colonial: método de pesquisa e áreas de estudo, vivências da guerra, consequências e aspectos ocultos desta guerra" e será ministrado pelo docente José Manuel Lages, director do Museu da Guerra Colonial.

Em 31 do corrente, é a vez de Jaime Silva, ex-combatente na guerra colonial, abordar o tema “A participação de militares do concelho de Fafe no Ultramar”.

Em 7 de Novembro, a temática “A Guerra Colonial nas páginas da imprensa local” será tratada pelo historiador Daniel Bastos e em 14 de Novembro o também historiador e ex-combatente Artur Magalhães Leite modera o quarto módulo sobre “O conflito contado por aqueles que o viveram: imagens e testemunhos da Guerra Colonial”.

Finalmente, em 21 de Novembro, culmina o curso com o tema “Memórias literárias da Guerra Colonial”, pelo historiador Artur Coimbra, seguindo-se a entrega dos diplomas de participação.

A ficha de inscrição, emitida pelo Núcleo de Artes e Letras, pode ser remetida pelo correio para a Casa Municipal de Cultura de Fafe - A/C Núcleo de Artes e Letras de Fafe - Rua Major Miguel Ferreira - 4820-276 FAFE, podendo ser entregue pessoalmente no mesmo local ou enviada para o endereço electrónico: nalf@sapo.pt.

A participação no curso terá um custo simbólico de 5€ para associados do NALF e ex-combatentes e 10€ para os restantes inscritos.

O evento tem a colaboração de entidades como Câmara Municipal de Fafe, Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, Rangers – Comissão de Trabalho de Fafe, Museu da Guerra Colonial e editora Labirinto.

De recordar que o Núcleo de Artes e Letras de Fafe levou a efeito em 2010 um curso livre de história local sobre a história de Fafe na I República, do qual resultou na publicação de uma obra lançada há cerca de um ano.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TERTÚLIA "GÉNERO E CIDADANIA"


“DEI DE MIM TUDO O QUE TINHA, ATÉ O QUE NÃO TINHA, A FAVOR DE FAFE E DOS FAFENSES!”

Mensagem de despedida do Presidente da Câmara, José Ribeiro:

José Ribeiro
Ao terminar este mandato e a minha função de Presidente de Câmara, quero agradecer aos funcionários municipais que comigo trabalharam e ajudaram a desenvolver a nossa terra; a todos os eleitos, nas Juntas de Freguesia e na Assembleia Municipal e, em particular, aos que comigo participaram nos diferentes executivos, sempre com o maior empenho, dedicação e espírito de missão e, dentro destes, aos que integraram as minhas equipas e do PS, pela generosidade, empenho, dedicação, disponibilidade e lealdade com que o fizeram.
            Todos contribuímos, à nossa maneira, para que o nosso concelho esteja hoje, inquestionavelmente, mais desenvolvido e mais solidário.
            Eu, que servi Fafe, em exclusividade, durante 32 anos, sendo 16 como Presidente, tive um enorme prazer em fazê-lo, porque sempre o fiz com gosto, empenho, espírito de missão, com preocupações de justiça, social, honestidade e rigor.
            Não fiz tudo, ninguém nunca faz tudo o que quer ou gostaria, mas tenho a consciência que dei de mim tudo o que tinha, até o que não tinha, a favor de Fafe e dos Fafenses.
            Errei, como todos erramos, mas de forma involuntária, não intencional, mas sempre na procura da maior justiça social e da decisão mais correta.
            Agradeço a todo o povo de Fafe que me proporcionou, com o seu voto, este prazer e satisfação de ter ajudado a minha terra a crescer e desenvolver-se, que me deu sempre a confiança, o caminho e a força para vencer as adversidades. Que me permitiu fazer o que mais gostaria de ter feito na minha vida – servir o interesse público, prestar serviço público.
            Volto à minha condição de cidadão responsável, interessado e atento e, nesta condição, irei continuar a dar o meu contributo, como é meu dever de cidadão, para manter o progresso, o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo.
            Felicidades para os que vão assumir responsabilidades autárquicas futuras.
            Viva Fafe!
            Vivam os Fafenses!

José Ribeiro”


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MAIOR BIBLIOTECA PÚBLICA DA EUROPA TEM 10 ANDARES, JARDIM SUSPENSO E WI-FI









Combinando arquitectura, inovações e raridades shakespearianas, a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes redefine o conceito de local de conhecimento.






Localizada a cerca de duas horas de Londres, a nova biblioteca de Birmingham deve atrair 3,5 milhões de frequentadores por ano, de acordo com as expectativas da organização. Com wi-fi gratuito nos seus 10 andares e jardins suspensos, o prédio faz parte do plano de renovação da segunda maior cidade inglesa, mas já serve como referência a outras grandes bibliotecas no velho continente.







O espaço foi inaugurado a 3 de Setembro pela jovem paquistanesa Malala Yousafzai. A activista, que foi levada para Birmingham para receber tratamento após ser baleada pelos talibãs por defender a educação de meninas no seu país, mora actualmente na cidade.

Num momento em que o governo britânico tem fechado bibliotecas públicas pelo país, abatidas pela recessão, os números estimados para o espaço impressionam.

O prédio de 31 mil metros quadrados é um projecto de arquitectos holandeses para abrigar um milhão de volumes impressos – o maior acervo público no Reino Unido. Desses, 400 mil estão disponíveis para o público.





Conforme o director, Brian Gambles, o projecto totalizou 188,8 milhões de libras, 4,2 milhões de libras a menos do que o estimado.
«É sobretudo um local de transformação: sobre como temos transformado a vida das pessoas, com educação, e sobre como adaptar uma biblioteca para a era digital», sublinhou.

A expectativa é que a biblioteca se torne um novo destino turístico na região central de Inglaterra.



FOTOGRAFIAS: Christian Richters

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ALMOÇO-CONVÍVIO COMEMORATIVO DOS 40 ANOS DA BAD



Data: 7 de dezembro
Preço: 15€
Local: Restaurante do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Pólo III da Universidade de Coimbra, Azinhaga de Santa Comba)


PROGRAMA:


Visitas prévias
11h00 – visita à Biblioteca Joanina
11h00 – visita ao Arquivo da Universidade de Coimbra
12h00 – visita à Biblioteca das Ciências da Saúde da UC
 
Almoço-convívio
12h30 – Almoço no restaurante do Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra (Azinhaga de Santa Comba)
Cocktail de boas vindas
Almoço

Confraternização
15h00 – Associação: memórias e afetos
15h00 – Entrega do prémio Raul Proença 2011
15h20 – Apresentação dos Cadernos BAD [número comemorativo do 40º aniversário da Associação e dos 50 anos de publicação dos Cadernos BAD]
15h40 – Testemunhos… “os 40 anos em 40 minutos
16h20 – Comédia stand-up
Atuação de Jorge Serafim, Contador de Estórias
16h45 – O som das palavras
«O Nome da Rosa», por José António Calixto (Fatias de Cá)
Fados de Coimbra com Jorge Cravo
17h30 – Encerramento



Informações úteis:
Como chegar ao Pólo das Ciências da Saúde (Pólo III da Universidade de Coimbra)
Informações sobre a Biblioteca Joanina
Mais informação sobre a Biblioteca das Ciências da Saúde

Para mais informações contactar o secretariado da BAD

bad@bad.pt ou tel. 218161980