quarta-feira, 22 de junho de 2016

"ZUMBA COM LIVROS" NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Municipal iniciou ontem o programa "Biblioférias". 
Esta atividade, "Zumba Com Livros", teve a colaboração dos professores Simão Cunha e Jennifer Correia do Estúdio 9, localizado em Felgueiras, a quem, desde já, a equipa da Biblioteca agradece.
















sexta-feira, 17 de junho de 2016

BIBLIOFÉRIAS


Férias de Verão são na Biblioteca de Fafe!
Participa com os teus amigos nas inúmeras atividades que temos para ti de 21 de junho a 04 de agosto.


quinta-feira, 5 de maio de 2016

ARTISTA BELMIRA GUIMARÃES EXPÕE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE


artista plástica Belmira Guimarães vai expor um conjunto de obras da sua autoria, na Biblioteca Municipal de Fafe, entre os dias 6 e 21 de Maio, numa iniciativa que conta com o apoio do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.

A inauguração está prevista para as 21h30 de sexta-feira.
Belmira Guimarães é uma das fundadoras do Núcleo de Artes e Letras de Fafe (1990) e associada nos últimos 25 anos, tendo já desempenhado cargos directivos.
A pintora, nascida em Lamego em 16 de Março de 1937, casou em 1960 com o fotógrafo Victor Guimarães (“Foto Victor”, recentemente falecido) e veio viver para Fafe.
A sua verdadeira paixão, no que respeita às artes, foi sempre a pintura e desenho. Assim, quando aconteceu a 1ª Mostra de Artes Plásticas de Fafe (1986), organizada pela Câmara Municipal, não hesitou e inscreveu-se, cheia de entusiasmo. A partir daí não mais parou de expor. Fez algumas exposições no estrangeiro e imensas em Portugal.
Expôs ao longo de três décadas em Lisboa, Porto, Lamego, Fafe, Guimarães, Póvoa de Varzim, Felgueiras, Barcelona e Montgenon, entre outras localidades.
Recebeu várias Menções Honrosas e prémios de arte: 1º Prémio EDP e Microfone de Ouro da Rádio Clube de Fafe.
A mostra vai manter-se patente até 21 de Maio, no horário de funcionamento da Biblioteca.


quinta-feira, 21 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 DE ABRIL




O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

​Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2016, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage (as comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o centenário do nascimento.

Ainda para assinalar este dia, a DGLAB apresenta, no edifício da Torre do Tombo, a exposição «Livros de muitas cores», com uma mostra de documentação antiga e moderna que pretende chamar a atenção para o papel do Livro nas suas muitas vertentes.