Apresentação

Após ter funcionado em diferentes espaços do centro urbano, em conjunto com a Biblioteca Fixa n.º 34 da Fundação Calouste Gulbenkian, em 3 de Fevereiro de 1982, a Biblioteca Municipal reabria num palacete propriedade da autarquia, à Rua José Cardoso Vieira de Castro. Dois anos depois, em 5 de Outubro de 1984, passou a integrar a Casa Municipal de Cultura. Em 25 de Abril de 1992, registou-se a fusão operacional das duas bibliotecas, daí resultando a Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian. Mais recentemente, a Gulbenkian ofereceu à autarquia todo o espólio da Biblioteca Fixa. E porque as bibliotecas públicas municipais constituem localmente, pelas missões que lhe são atribuídas, oportunidades reais de mudança de desenvolvimento cultural e económico dos concelhos, representando hoje um dos equipamentos culturais mais estruturantes da vida dos munícipes e uma das realidades socioculturais mais dinâmicas a nível nacional, a Câmara Municipal de Fafe iniciou em 12 de Outubro de 1998 a candidatura à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas,  que culminou em finais de Setembro de 2002 com a assinatura do contrato-programa.

A obra começou em 2004, no espaço traseiro da Casa Municipal de Cultura. Primeiro, com a construção do parque de estacionamento, que ficará por debaixo e depois a edificação da própria biblioteca. O custo da construção, incluindo o parque de estacionamento, ascende a 2 384 892 €,
enquanto o apetrechamento totaliza os 753 300 €, comparticipados em 50% pelo IPLB.

A nova Biblioteca Municipal dispõe dos mais modernos serviços, apoiados nas tecnologias mais recentes, a nível informático e de equipamento audiovisual. Na área da leitura, os espaços estão divididos pelas secções infantil, juvenil, adultos, audiovisual, multimédia e reservados. O empréstimo domiciliário continua a ser uma realidade, bem como a animação cultural. Oportunamente, serão introduzidos serviços on-line, como a reserva de obras, renovação de requisições, sugestões e pesquisa bibliográfica.

Em 2006, na comemoração dos 30 anos do Poder Local, é dada por concluída a Biblioteca Municipal, que pode ser considerada um marco da autonomia,da gestão, da iniciativa e da capacidade de realização da autarquia fafense.

A abertura ao público ocorreu em 2007, em 10 de Abril. A Biblioteca foi inaugurada pela Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, em 16 de Maio de 2007.


FONTE:
COIMBRA, Artur Ferreira - Fafe : 30 anos de poder local (1976-2006) : alguns aspectos. Fafe: Câmara Municipal, 2007. 136 p. ISBN 978-972-8940-01-0