quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Lançamento do livro "Por dentro de uma jota - Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe"

No próximo dia 21 de setembro, o jovem historiador e político Daniel Bastos, apresenta em Fafe o livro "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe".


  Procurando retratar e refletir sobre o quotidiano e papel de uma juventude partidária, socorrendo-se da experiência do período em que liderou a JS de Fafe, entre 2006 e 2011, a obra, que conta com prefácio de António José Seguro e posfácio de Pedro Delgado Alves, está marcada para as 21:30 no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe.
No prefácio da obra, António José Seguro escreve que o livro «faz um balanço dos últimos anos na concelhia da Juventude Socialista de Fafe, reflete o importante trabalho desenvolvido pelas juventudes partidárias a nível local.
 A dinamização política das comunidades locais é muitas vezes empreendida e bem, como Daniel Bastos testemunha, pelos jovens».
Apontando que «A sociedade atual apresenta desafios sem precedentes na nossa democracia de abril», o Secretário-geral do Partido Socialista afirma que o «livro é um exemplo de como se pode mudar a vida dos outros e de afirmar que em política ninguém é dispensável e que todos contam». Referindo-se ao trabalho elaborado por Daniel Bastos como «um legado para todos os que vierem e deve inspirar os jovens que hoje dão os primeiros passos na militância
da família socialista», António José Seguro, assegura  que «Politica e historicamente é fundamental registar as memórias através da escrita, pois assim, este livro passará a fazer parte da história recente do Partido Socialista».
Em "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe", o antigo Secretário – Coordenador da Juventude Socialista de Fafe, e presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, num período marcado pelo pretenso alheamento da juventude da Res Publica, dá a conhecer um conjunto diversificado de iniciativas cívicas e políticas que contribuíram para a formação política, para o exercício da cidadania ativa e para a envolvência e participação de jovens cidadãos na vida pública.
Segundo Pedro Delgado Alves, autor do posfácio do livro, «a diversidade dos temas e iniciativas desenvolvidas pela concelhia de Fafe ao longo dos últimos anos é reveladora de que, mais do que acantonada num nicho de matérias, a JS Fafe soube abraçar toda a riqueza (e complexidade) da nossa contemporaneidade, não se eximindo de participar e provocar os debates que se impunham». Para o líder nacional da JS, «o balanço dos mandatos do Daniel Bastos à frente dos destinos da concelhia da Juventude Socialista de Fafe é um excelente e eloquente exemplo do potencial das organizações partidárias de juventude, da sua relação com os jovens e com a realidade local».
O lançamento do livro "Por dentro de uma jota – Uma experiência de intervenção cívica e política em Fafe", edição da Labirinto – Coleção Agora, com 141 páginas e capa do consagrado pintor Orlando Pompeu, será antecedido pela abertura de uma exposição de pintura da autoria dos artistas Marisa Brochado, Tiago Alexandre e Xana Novais, e um momento musical interpretado pelos jovens Diana e Duarte Baptista.



Fonte: minhojornal