terça-feira, 1 de outubro de 2013

CÂMARA DE FAFE COMEMORA 103º ANIVERSÁRIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Cumprindo a promessa feita pelo presidente da Câmara José Ribeiro, há um ano, na sessão solene evocativa do 5 de Outubro, onde reiterou a continuação da comemoração da República, apesar de não ser dia feriado, a Câmara de Fafe volta a evocar a data histórica da proclamação do regime republicano em Portugal, o que vem fazendo desde há mais de três décadas, com um programa comemorativo que se estende pelos dias 4 e 5 de outubro.

Além da sessão solene, regista-se a inauguração de melhoramentos pelo concelho.

No dia 4 de Outubro, a partir das 21h30, no Pavilhão Multiusos, realiza-se a tradicional Festa do Desporto, que compreende a entrega do Prémio Desportivo Câmara Municipal de Fafe e do Troféu “Não à Violência-Viva o Desporto”, relativos à época 2012/2013 e que junta habitualmente centenas de desportistas locais.

Dia simbólico, contudo, é o 5 de outubro, este ano apenas circunscrito à sessão solene.

Após o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho com o desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Antime, pelas 10h00, realiza-se no Salão Nobre a habitual sessão solene evocativa da efeméride.

A sessão é aberta pelo Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, registando-se ainda a intervenção de José Ribeiro, a última como presidente da Câmara de Fafe, dado ter atingido o limite de mandatos.

A sessão solene comemorativa finaliza com a execução do Hino Nacional pela Academia de Música José Atalaya.


INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO DO ARQUIVO MUNICIPAL

Ao longo da tarde, regista-se a inauguração de três melhoramentos pelo concelho.

O primeiro a ser inaugurado, pelas 15h00, é o arranjo urbanístico da Igreja de Antime, que consistiu na requalificação do espaço envolvente do templo, construção de acessibilidades e casas de banho, num investimento de aproximadamente 200 000 euros. Promovido pela Junta de Freguesia, teve o indispensável apoio da Câmara Municipal, na disponibilização do projeto e apoio técnico, entre outros.

Arquivo Municipal - Exterior
Uma hora depois, é inaugurado o edifício do Arquivo Municipal, que resulta da adaptação, recuperação e ampliação do chamado “Palacete do ex-Grémio”, um belíssimo imóvel “brasileiro” edificado em 1912 e que completa o quarteirão cultural, integrado ainda pela Casa Municipal de Cultura e pela Biblioteca Municipal.

Comparticipada pela ON 2, a obra de recuperação do edifício para instalação do Arquivo Municipal ascende a 1 229 600 euros.

As diferentes atividades que o Arquivo Municipal desenvolve ganharão nova dimensão com a sua transferência para o edifício definitivo (é a primeira vez que o arquivo municipal dispõe de instalações adequadas), pensado no sentido de responder aos desafios da sociedade atual e apto a reunir toda a documentação produzida pela administração nos últimos séculos, quer na documentação histórica, quer intermédia.

Arquivo Municipal - Interior
Vão concentrar-se nesta infra-estrutura, adquirida pelo município em 2007, as áreas do Arquivo Municipal destinadas à receção,   triagem,   desinfeção, tratamento técnico e armazenagem de documentos, ações de conservação e pequenos restauros, as tarefas relacionadas com a transferência de suporte e de meios de reprodução, bem como áreas destinadas ao público, as quais incluem a sala de consulta, biblioteca de referência, serviço educativo, para além de espaços afetos à realização de exposições, conferências, ações de formação, workshops, entre muitas outras atividades, concretizando, desta forma, um projeto que se pretende que seja de âmbito concelhio e ao serviço do munícipe.

Finalmente, pelas 17h00, acontece a inauguração da Praia Fluvial e Zona de Lazer de Calvelos, uma obra comparticipada pelo programa PRODER e que orça os 143 580 euros.