quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Morreu o escritor norte-americano Tom Clancy


O autor de best-sellers e policais de espionagem Tom Clancy morreu terça-feira, aos 66 anos, num hospital de Baltimore. A confirmação foi dada ao The New York Times pelo seu editor.

 É o criador do agente da CIA Jack Ryan. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema, entre eles A caça ao Outubro Vermelho (Publicações Europa América), Jogos de Poder, Perigo Imediato e A Soma de Todos os Medos.

Foi aliás a obra A caça ao Outubro Vermelho, o seu primeiro romance que publicou em 1984, que o tornou conhecido. O romance foi adaptado ao cinema anos depois, em 1990, com Alec Baldwin a interpretar Jack Ryan, e  Sean Connery na pele do capitão do submarino soviético, Marko Ramius.

Mais tarde a personagem de Jack Ryan foi interpretada no cinema por Harrison Ford, em Jogos de Poder e em Perigo Imediato. Em 2002 coube a Ben Affleck interpretar o agente da CIA em A Soma de Todos os Medos.


Tom Clancy nasceu em Baltimore e foi agente de seguros antes de se tornar um escritor de best-sellers. É autor de 28 livros – incluindo o seu novo romance, Command Authority  cuja publicação estava prevista para Dezembro nos Estados Unidos.

FONTE: Público