sexta-feira, 4 de abril de 2014

I CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA DE FAFE

Com o lema "Ler + e Melhor em Fafe", a Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, levou a efeito o I Concurso Concelhio de Leitura, que constou de um primeiro momento em contexto de sala de aula, um segundo em contexto de biblioteca escolar e um terceiro na Biblioteca Municipal, em 2 de Abril, no âmbito do Dia Internacional do Livro Infantil.
Após algumas palavras de incentivo e congratulação do Vereador da Cultura, Pompeu Martins, os 25 seleccionados para a fase final e provenientes dos diversos agrupamentos de escolas participaram numa prova escrita que determinou os seis finalistas: Ana Beatriz Ladeira, Diogo Henriques Teixeira, Luís Manuel Gonçalves, Maria Inês Marinho, Mariana Melo e Pedro Miguel Sousa.
Estes alunos foram depois submetidos à prova oral, que constava da leitura expressiva de um poema e da resposta a uma pergunta de interpretação sobre um dos dois contos da autoria de Guerra Junqueiro analisados (“O fato novo do sultão” e “João Pateta”).
Após esta fase, foi declarado vencedor do concurso Pedro Miguel Sousa, do Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira.
O júri do concurso foi constituído pelo chefe de divisão da cultura e desporto, Artur Coimbra, pela bibliotecária Natércia Batista e pelo Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, Rui Festa.
Colaborou ainda na iniciativa o projecto Fafe Cidade das Artes, cujos actores interpretaram o “Conto Andarilho – Imaginação Marítima”.
No final, e após um lanche para todos os participantes, foram entregues os prémios aos finalistas e ao vencedor, bem como um diploma a todos os participantes.