quarta-feira, 28 de maio de 2014

INÉDITO DE VASCO GRAÇA MOURA LANÇADO EM JUNHO



A editora Guerra e Paz apresenta, a 3 de junho, o livro "Retratos de Camões", ao qual Vasco Graça Moura, que morreu a 27 de abril, se dedicou nos últimos meses.
Ao longo deste livro, Vasco Graça Moura faz um estudo histórico dos retratos de Camões, identificando os que terão sido feitos em vida do poeta e os que, posteriormente, deram substância à imagem que hoje temos dele.
"Retratos de Camões" será apresentado a 3 de junho às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, com apresentação do pintor José de Guimarães, do professor Vítor Aguiar e Silva e do presidente da SPA, José Jorge Letria.
"O que esta pequenina edição pretende ser é tudo o que Vasco Graça Moura queria que o livro fosse e a que ele me deu o seu acordo", diz Manuel S. Fonseca, administrador da Guerra e Paz, numa nota de editor, agora que o livro está concluído.
A obra, encadernada, com ilustrações a cores, inclui retratos contemporâneos de Camões da autoria de Júlio Pomar, José de Guimarães, João Cutileiro e José Aurélio, a par dos retratos clássicos.
Vasco Graça Moura morreu a 27 de abril deste ano, aos 72 anos, vítima de cancro. Em 2013 celebrara os 50 anos de vida literária.