terça-feira, 28 de abril de 2015

NEGRILHO - HOMENAGEM A MIGUEL TORGA


Negrilho – Homenagem a Miguel Torga apresentado esta quinta-feira na Biblioteca Municipal de Fafe

O Núcleo de Artes e Letras de Fafe e o Município de Fafe promovem a sessão de apresentação da obraNegrilho – Homenagem a Miguel Torga, organizada por Maria da Assunção Anes Morais, a qual terá lugar na Biblioteca Municipal de Fafe, esta quinta-feira, dia 30 de Abril, às 21h30.
A apresentação da obra está a cargo do escritor Carlos Afonso.
O evento conta ainda com a participação da pianista Luciana Sousa, de jovens músicos da Academia de Música José Atalaya e da Banda de Revelhe, bem como a encenação de um conto de Torga por alunos de Literatura Portuguesa da Escola Secundária. Serão ainda declamados poemas de Miguel Torga por elementos do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
A obra Negrilho – Homenagem a Miguel Torga surge no âmbito da evocação dos 20 anos da partida do Poeta.
Sabendo que o negrilho, situado no largo do Eirô, era um marco da vila e refletindo nesta relação entre o homem/poeta e a natureza/terra-Mãe, denominou-se esta obra de tributo a Miguel Torga - Negrilho. Pretende-se, preservar a memória do legado deixado pelo autor de Bichos, tal como o negrilho é preservado como monumento natural, apesar da sua decadência mais do que evidente.
O livro integra 37 entusiastas da obra de Miguel Torga, estudiosos, investigadores, admiradores, que nos presentearam com os seus textos e reflexões/análises sobre vários temas torguianos e sobre diferentes perspetivas das obras do Escritor de Novos Contos da Montanha. Alguns textos são éditos, publicados em obras ou revistas pouco conhecidas do público em geral, enquanto outros são inéditos, fruto da vontade de evocar o grande escritor transmontano.
A leitura deste Negrilho permitirá a todos os leitores reacender autênticas apreciações da obra torguiana e convida-nos a ler ou a reler as páginas do autor de Portugal.
É necessário reconquistar a leitura da obra de Miguel Torga, pois é a melhor forma de evocar os nossos escritores. É urgente descobrir o nosso “Reino Maravilhoso”.
Os fafenses estão convidados para assistirem a esta sessão cultural, que se enquadra no âmbito da comemoração do 25º aniversário do Núcleo de Artes e Letras!