quinta-feira, 12 de abril de 2012

Bibliotecas de Oxford e do Vaticano vão pôr textos antigos online


A Biblioteca Bodleian da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa, e a Biblioteca Apostólica Vaticana (BAV) anunciaram nesta quinta-feira que pretendem digitalizar 1,5 milhões de páginas de textos antigos e disponibilizá-las gratuitamente online.



Ambas as bibliotecas anunciaram que as colecções a ser digitalizadas se irão centrar em três áreas temáticas: manuscritos gregos, livros impressos no século XV e manuscritos hebreus e primeiros livros impressos.

Estas áreas temáticas foram escolhidas pela robustez destas colecções e pela importância que representam para os estudiosos e para o mundo académico.

Com cerca de dois terços do material procedendo da
BAV e o restante material oriundo da Biblioteca de Oxford, o esforço de digitalização será de grande utilidade para os académicos ao unir virtualmente materiais que, há séculos, estão dispersos pelas duas colecções.

“Transformar estes textos antigos e estas imagens em formatos digitais ajuda a transcender as limitações de tempo e de espaço que, no passado, limitaram o acesso a este tipo de conhecimentos”, indicou Sarah Thomas, da Biblioteca Bodleian, citada pela Reuters.

“Os académicos poderão analisar estes documentos à luz de novas abordagens como resultado da sua disponibilidade online”, acrescentou a mesma responsável.

Esta iniciativa só foi possível graças a uma bolsa de 2 milhões de libras (2,4 milhões de euros) da
Fundação Polonsky.

“O serviço à Humanidade que a Biblioteca Apostólica Vaticana cumpre há cerca de seis séculos – preservando os seus tesouros culturais e tornando-os acessíveis aos leitores – encontra aqui uma nova avenida que confirma e amplifica a sua vocação universal através do uso de novas ferramentas, graças à generosidade da Fundação Polonsky e à partilha de saberes com a Biblioteca Bodleian”, indicou por seu lado Raffaele Farina, cardeal bibliotecário da Santa Sé, igualmente citado pela Reuters.




Fonte: Público