segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ROMANCE INÉDITO DE SARAMAGO PUBLICADO PELA PORTO EDITORA A 23 DE SETEMBRO

O romance inédito de José Saramago, «Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas», é publicado pela Porto Editora a 23 de Setembro. Um livro inacabado, protagonizado por Artur Paz Semedo, que é uma reflexão sobre a violência que põe em relevo a fragilidade humana e social face às atrocidades da guerra. E ainda sobre um mundo de interesses ocultos que subjaz à maior parte dos conflitos bélicos do século XX.




Para a edição portuguesa contribuíram as ilustrações de um outro Nobel da Literatura, Günter Grass, e textos de Fernando Gómez Aguilera e de Roberto Saviano.


Aquando do seu falecimento, em 2010, José Saramago deixou escritas 30 páginas daquele que seria o seu próximo romance, 30 páginas onde já estava esboçado o fio argumental, perfilados os dois protagonistas e, sobretudo, colocadas as perguntas que interessavam à sua permanente e comprometida vocação de agitar consciências.
Saramago escreve a história de Artur Paz Semedo, um homem fascinado por peças de artilharia, empregado numa fábrica de armamento, que leva a cabo uma investigação na sua própria empresa, incitado pela ex-mulher, uma mulher com carácter pacifista e inteligente. A evolução do pensamento do protagonista permite ao leitor reflectir sobre o lado mais sujo da política internacional, um mundo de interesses ocultos que subjaz à maior parte dos conflitos bélicos do século XX.
A apresentação mundial de «Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas» terá lugar na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, no dia 2 de Outubro, às 18:30. Com a participação de António Sampaio da Nóvoa, Baltasar Garzón e Roberto Saviano, a sessão será moderada por Anabela Mota Ribeiro.
Entretanto, já esta sexta-feira (dia 19), a Porto Editora reedita um dos romances de José Saramago mais lidos em todo o mundo, «Memorial do Convento». José Mattoso foi o convidado para caligrafar a capa do título nesta nova edição.