quarta-feira, 3 de junho de 2015

LIVRO SOBRE A RESISTÊNCIA À DITADURA NO DISTRITO DE BRAGA APRESENTADO ESTA SEXTA-FEIRA EM FAFE


O livro "OS DEMOCRATAS DE BRAGA - TESTEMUNHOS E EVOCAÇÕES", organizado por José Viriato Capela, Henrique Barreto Nunes e Artur Sá da Costa, vai ser apresentado em Fafe, na próxima sexta-feira, 5 de Junho, pelas 21h30, no auditório do Arquivo Municipal (Rua Major Miguel Ferreira).
A entrada é livre.
Promove a iniciativa o Núcleo de Artes e Letras de Fafe, no âmbito dos seus 25 anos de actividade e com o apoio do município.
A obra será apresentada pelos organizadores.
A nível local, o investigador Artur Coimbra aborda a temática dos desafectos ao Estado Novo em Fafe, entre 1926 e 1974, que é o tema da sua colaboração nessa obra colectiva, que inclui também um testemunho de Parcídio Summavielle, sobre a sua própria experiência de resistência.
Trata-se de um volume com 472 pág. que recolhe e divulga depoimentos de protagonistas da resistência à ditadura no distrito de Braga, documentando assim a luta pela liberdade nesta região.
A obra integra, numa primeira secção, “Testemunhos”, contributos de 17 cidadãos que se distinguiram nessa luta em Braga, Barcelos, Fafe e V. N. Famalicão, escritos propositadamente para este livro.
Para a secção “Memórias recuperadas” foram seleccionados 7 textos anteriormente publicados por democratas que já faleceram, 4 inéditos de autores também desaparecidos e um de um autor felizmente ainda vivo, os quais recordam o combate contra a ditadura e o Estado Novo nas localidades referidas e também em Guimarães e Póvoa do Lanhoso.
Em “Evocações”, três investigadores, por solicitação dos coordenadores da obra, recordam a luta travada contra o regime derrubado pelo Movimento dos Capitães em Fafe, Terras de Bouro e Vieira do Minho.
Todos os textos são ilustrados com fotografias e reproduções de manuscritos ou documentos.
Na parte final este volume reúne ainda um conjunto de documentação (fotografias, cartazes, panfletos, programas) e apresenta uma bibliografia que enriquece os contributos publicados.