terça-feira, 7 de julho de 2015

ALBERTO ALVES APRESENTA LIVRO DE POESIA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE


Alberto Alves, professor primário aposentado e autor fafense, apresenta a sua obra de estreia poética, Espelhos da Alma, no próximo dia 8 de julho (quarta-feira), pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Fafe.
Promovem a iniciativa o Município e o Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
O livro será apresentado pelo escritor Artur Ferreira Coimbra, autor do prefácio, sendo que o posfácio é assinado por Carlos Afonso.
A iniciativa será antecedida por um momento musical interpretado pela Tuna da Universidade Sénior.
Nascido em 1944, Alberto Joaquim da Costa Alves, de seu nome completo, desempenhou as funções de professor do ensino básico, Delegado Escolar durante 17 anos e professor na Escola Superior de Educação de Fafe.
Muito ligado à imprensa local, iniciou muito cedo a sua colaboração no jornal local Povo de Fafe. Posteriormente, colaborou noutros órgãos da imprensa regional, nomeadamente, no Notícias de Fafe, Vieira do Minho,  Nordeste de Bragança e Diário do Minho. Foi sócio fundador do jornal Correio de Fafe, tendo sido o seu primeiro director e colaborador durante cerca de nove anos. Também foi colaborador da Rádio Clube de Fafe e um dos refundadores do Justiça de Fafe, III Série, e seu director (2001-2002).
Foi funcionário da Fundação Calouste Gulbenkian, exercendo funções de encarregado da Biblioteca Fixa n.º 34, em Fafe, durante 26 anos.
É sócio do Rotary Club de Fafe, tendo sido seu presidente no ano de 1996/97.
De 1991 a 1997, foi eleito membro da Assembleia Municipal, tendo sido Vereador da Câmara Municipal no final do mandato de 1991/94 e eleito para 1997/2001.
Tem colaboração na imprensa regional e em publicações da responsabilidade do Núcleo de Artes e Letras de Fafe, em prosa e em verso.
Em 2007, esteve ligado à criação da Universidade Sénior do Rotary Clube de Fafe, da qual tem sido o “reitor” desde essa altura.
Integra, desde 2009, a Direcção dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

É autor dos livros Retratos do Tempo e da Memória – Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares (monografia, 2010) e Palavras da Memória, contos (2012).